terça-feira, 29 de julho de 2008

A Guerra dos Mundos

Ninguém teria acreditdo que este mundo era atenta e minuciosamente observado por inteligências superiores à do homem e, no entanto, igualmente mortais...

Terminei de ler "A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells. Eu gostei, apesar de ser apenas fixão e se passar numa outra realidade. É ficção, apesar de já terem acreditado que a história fosse real... hehe


De um personagem de uma peça de Tchekhov
Devemos mostrar a vida não como ela é nem como deveria ser, mas como a vemos em nossos sonhos.
Joseph Conrad, zombande de Wells
Você não dá a mínima para a humanidade, mas acha que ela precisa melhorar.
A pressão imediata da necessidade aguçou o intelecto, alargou os poderes e endureceu o coração dessas criaturas.
Às vezes sinto-me estranhamente desligado de mim e do mundo ao meu redor; parece que assisto a tudo de fora, de um lugar incrivelmente remoto, fora do tempo, fora do espaço, fora da tensão e da tragédia que nos cercam.
Já mencionei que minhas tempestades de emoção se extinguem de uma hora para outra.
Padre - Por quê isso é permitido? que pecados cometemos? O culto matinal tinha terminado, eu andava pelas ruas para refrescar a cabeça para o culto da tarde, e então... fogo, terremoto, morte! Como se fosse Sodoma e Gomorra! Todo nosso trabalho desfeito, todo o trabalho... O que são esses marcianos?
O narrador - O que somos nós?
Pois é... às vezes olhamos pra fora e perguntamos pq as coisas são como são... quando deveríamos perguntar quem somos nós...

Mas aqueles que conhecem as sombras, que desceram até o elementar da existência, serão mais indulgentes.
Vão, sim. Mas.. isso vai aliviar um pouco as coisas por aqui. Além disso... - Ele me olhou - Você não está feliz porque a humanidade foi derrotada? Eu estou. Nós perdemos.
Se fôssemos do tamanho de formigas, poderíamos escapar. Mas não somos. Tudo ocupa espaço demais.
Mas sempre que há uma situação em que muita gente acha que deveria fazer alguma coisa, os fracos, ou os que enfraquecem quando precisam pensar, sempre inventam uma religião comodista, muito virtuosa e superior, submetendo-se à perseguição e à vontade de Deus. Você já deve ter visto isso. É a energia criada por uma tempestade de medo, virada do avesso.
Além disso, morrer não e tão horrível assim; é o medo que torna a morte ruim.
Mas salvar a espécie não é nada. Como disse, até ratos fazem isso. Preservar e ampliar nosso conhecimento é o que interessa.
Na verdade, eu não li. Eu devorei o livro. Em 5 dias...

Talvez agora diminua o ritmo... ou não...

Nenhum comentário: