domingo, 13 de julho de 2008

Cultura

Acabei de chegar em casa, fui assistir Tangos e Tragédias de novo. Simplesmente muito bom. Mas não é sobre isso, vou ficar devendo, eu sei...

Alguns sabem, a maioria não, mas enquanto eu assistia, uma parte do meu pensamento vagava pelo teatro. A peça foi no UcsTeatro. Pensei nas paredes, na acústica, nas cadeiras... tudo em perfeita ordem. Na mesma hora passou pela minha cabeça que muita gurizada estava tomando "cerva" num posto de gasolina naquela hora, nas reclamações de quem mora perto por causa do barulho e no fato de Caxias ser a capital da cultura (o que são poucos que sabem, e menos ainda os que concordam com o título)...

Mas, afinal, o que é cultura? O que pode ser considerado cultura?

Eu já bebi em postos de gasolina (bebi cerveja, não gasolina), e ainda saí dirigindo depois. Não faço mais isso, e não é por causa da lei... Sobre a lei, disseram também que beber faz parte da nossa cultura.

Pode até ser, mas que cultura é essa?

Adorei assistir - mesmo que certa pessoa não estivesse lá. Quero assistir mais, porque isso sim é diversão de verdade. Se me pedir o que quero, vou responder que quero isso, que quero esse tipo de diversão. Já me disseram que sou um cara de 40 anos escondido num de 21, e talvez eu seja mesmo. O que muitos chamam de cultura hoje é, na verdade, só mais um pouco de baderna... E isso é pensamento de velho, não é?

Sim, estou indignado. Antes eu ficava do lado dos baderneiros, achando que quem reclamava eram os "chatos". Hoje vejo diferente. O problema é que não sei o que estarei pensando amanhã...

Nenhum comentário: