sexta-feira, 26 de junho de 2009

Primeira vez no FISL

Essa está sendo a 10ª edição do FISL, mas pra mim ainda é a primeira.

Vamos começar pelo que senti falta: estandes do Google, Nokia (estava lá, mas discretamente junto com a QTopia) e Intel. Eu queria ver o Classmate Convertible da Intel...

Em compensação, tive agradáveis surpresas. E uma sorte ao escolher um workshop logo de cara. Vamos ao relato...

Primeiro, dei uma olhada na Arena de Programação. Começo a pensar se é ou não divertido participar... quem sabe um dia (se eu conseguir chegar lá, claro).



O primeiro estande que visitei foi o da Robótica Livre (http://www.roboticalivre.org/). Não tinha como ser diferente, já que lá estavam desmontando coisas e montando outras coisas (com montes de hardware espalhados por cima das mesas). Ali, entendi que robótica não é apenas formada por robôs. Ora, se o microondas toma decisões e interage com o usuário, pq não pode ser considerado parte da robótica?
Ali também surgiram várias ideias. A principal delas é propor uma disciplina de robótica (nesse novo contexto) na faculdade, mas não com Lego. A explicação é que o Lego já deixa boa parte de tudo pronto, não deixa a pessoa brincar direto com interfaces (paralela, serial ou usb) que existem no mundo real, além de deixar distante da criação das próprias peças. Além disso, já imaginou fazer um trabalho que ao invés de conectar com um hardware "mistico" (bancada digital construída pelo professor) fosse um hardware que a gente mesmo montasse?! (qualquer referência à disciplina "Orgnanização e Arquitetura de Computadores 3" não é mera coincidência)



No próprio site da Robótica Livre estão os fontes dos projetos, material didático e uma lista de discussão.

Nesse mesmo estande, quando eu estava lá, quem aparece? Jon "Maddog" Hall. E pede para bater uma foto DE MIM. Claro que depois eu pedi para bater uma com ele, mas... o cara adora fotografia (e, sim, é claro que fiquei com inveja da câmera dele, mas fiquei de várias lá...). Posso não conhecer muito do Maddog, mas gosto do pouco que conheço. O cara é muito tranquilo e ouviu atentamente a explicação dos caras que estavam ali, montando uns robôs. Ele não é arrogante como uns caras que circulam por aí... (nota mental: melhorar meu inglês o suficiente para entender tudo o que ele diz).

Meio tremida, mas está valendo. Ah, o de barba é o Maddog ;)

Agora, sim, o relato do workshop. Entramos e saímos num intervalo de mais ou menos 15 minutos. O assunto era Python e o BlueZ (http://org.csail.mit.edu/pybluez/), uma API de comunicação bluetooth em Python. No caso, o desenvolvimento foi para o Zagaia (http://zagaia.org), do INdT, usando o BlueHI (http://portal.fucapi.edu.br/nepcomp/zagaia/bluehi.html) e o PC Remote (http://portal.fucapi.edu.br/nepcomp/zagaia/pcremote.html). Comentaram também o uso do LightBlue. O resultado era um uso dos tablets da Nokia para apresentações, ver vídeos, etc (caso do BlueHI) e controlar o PC remotamente (caso so PC Remote).

A sorte foi ter achado uma única "apresentação" do Workshop e ter sido algo interessante, mesmo que não planejado.


[continua, mas agora vou dormir para acordar... amanhã tem mais FISL 10]

2 comentários:

Vane disse...

Rááá, eu estava lá!!!

Quero ver a nossa foto, como ficou, ^^

Abração!

Rodolfo disse...

Foi ele quem bateu a foto, com a câmera dele...

Bjo!