sábado, 3 de abril de 2010

Novo hardware encontrado...

O ano finalmente começou e eu entrei num período de "atualização de hardware". Por motivos de força maior, troquei de celular (um Nokia 5130) e de notebook (um Vostro V13). Finalmente eles chegaram...

Uma coisa divertida é que ambos possuem bluetooth. Assim, dá pra fazer algumas brincadeiras. Por enquanto, só estou usando o DVD pra tocar as músicas do celular e do note... (isso me lembra o "because we can" do The Big Bang Theory).

Pra fazer o mplayer acessar o dispositivo de áudio, é preciso instalar o blueman e rodá-lo (com usuário normal, não root)
sudo apt-get install blueman
blueman-manager
O software é bem intuitivo. Clicando na lupa, ele vai procurar os dispositivos. Depois, ele vai fornecer o endereço MAC. Pela interface, faça a sincronização (no meu DVD - da Samsung -, mesmo que ele não coloque a senha de acesso, foi só usar o clássico "0000").

Para usar o áudio, crie o arquivo ~/.asoundrc com o conteúdo:

pcm.bluetooth {
   type bluetooth
   device 00:16:6C:00:00:00
}
Observe que em "device" vai o endereço MAC do seu dispositivo.

Assim, é só chamar o mplayer apontando a saída de áudio para o bluetooth:
mplayer -ao alsa:device=bluetooth -shuffle *.mp3
Logo testo com outros players, mas acho que não vai ser mto diferente... :)

Fonte: http://wiki.bluez.org/wiki/HOWTO/AudioDevices

Nenhum comentário: