quarta-feira, 1 de julho de 2009

Primeira vez no FISL - parte 2

Outra palestra que assisti no FISL 10 foi sobre a e-UNI, o projeto de educação à distância da UNIRIO. Eles fizeram um "fork" do moodle, mas agora estão colocando as modificações deles de volta no projeto original... algumas coisas dá para aproveitar.

[aviso - post pode ser considerado chato e cheio de divagações. Esteja avisado]

Tudo ali é centrado numa agenda, que é a tela inicial do software. Ali estão avisos, datas de encontros e coisas assim.

Existe uma caisa de entrada de mensagens (uma pseudo-cópia do sistema de e-mail) separada para cada disciplina. Assim todo mundo tem 10 lugares diferentes para olhar (o ponto negativo) com tudo separado num contexto (o ponto positivo).

Na educação à distância, existe o problema de ninguém conhecer seus colegas. Eu fiz uma disciplina "semi-presencial" e fui descobrir colegas agora, só no fim do semestre. Não tem solução ainda. O mesmo acontece com o professor, mas pra isso tem solução: em um laboratório, eles gravam em vídeo a apresentação do professor. Assim os alunos ao menos sabe quem é o maluco que vai ensinar alguma coisa a eles... Ainda assim, o aluno se sente distante do conteúdo.

Um chat só acontece agendado no ambiente e com assunto previamente definido. Foi a forma encontrada para não perderem o foco nas discussões.

A forma de organização do conteúdo deles é diferente. O conteúdo em PDF foi separado em diversos arquivos HTML e indexados. Pra quem entende, um Ctrl+F num PDF resolve, mas e pra quem não entende?! Além disso, HTML é muito mais leve do que o PDF...

Outras coisas que eles separaram foi o Fórum. Criaram um "Tira-dúvida", que - imagino - deve funcionar como uma FAQ.

Uma coisa importante a não fazer é deixar retrabalho para o professor. Em outras palavras: acerte de primeira.

No fim, o grande diferencial é que estão tentando variar as formas de interação dos alunos, usando conteúdos multimídias. Isso é possível com uma metodologia para criação de conteúdo com esse objetivo. É o processo de "evangelizar os pedagogos", desenvolver o conteúdo em conjunto - técnico e professores - e voltados para disciplinas. Assim, o conteúdo torna-se reaproveitável.


Tudo isso pra dizer que esse deveria ser o caminho para que os professores utilizassem melhor os recursos "informáticos"... O ponto alto aqui é evangelizar os professores...


[continua...]

Um comentário:

Vane disse...

Aqui no PLE eu vejo que alguns professores usam o moodle pra EAD. O que eu percebo é que essa plataforma precisa estar mais acessível a quem é leigo demais no assunto e quando chega na frente da ferramenta, acaba nem sabendo por onde começar.

Mas a idéia é boa e substituiria muito bem, aqui na UCS, a nossa plataforma EAD que é muito limitada.