quinta-feira, 23 de julho de 2009

Novo xorg - problemas (e o retorno do notebook)

Meu notebook voltou da manutenção forçada de - sim, acredite - 6 meses e meio (entre vai-e-volta deu tudo isso). Como bom linuxer, instalei logo o Debian nele, com tudo novinho, pacotes atualizados (incluindo experimental, unstable e testing).

Já deu pra perceber que o boot está mais rápido e não precisa mais de gambiarras para a placa wifi funcionar (roda com driver nativo).

Mas as coisas boas pararam por aí. Assim que instalei o novo xserver-xorg (versão 7.4), comecei a ter problemas. Vamos às porcarias.

1. Nada de Ctrl+Alt+Backspace


O Ctrl+Alt+Backspace não existe mais. Alguém conseguia pressinar essas 3 teclas ao mesmo tempo sem querer. Um comentário muito interessante é o do curl, no BR-Linux:
O argumento é que alguém pode apertar as teclas acidentalmente e daí você perde tudo o que estiver aberto no X.

No entanto acho que o problema está exatamente aí. Ao invés de desenvolverem uma forma de recuperar as janelas quando o X cai preferiram desabilitar a tecla de atalho para matar o X. :(

Sabe quem faz isso? O Firefox, que abre todas as abas que estavam abertas se vc "matar" ele, com um Session Restore. Concordo que deve ser bem mais complexo que só abrir sites da Web, mas que retirar funcionalidade é chato. Imagina como vai ser a vida do cara que vai tentar tunar o Xorg? Ou vai tentar configurar um driver novo?

Para funcionar (só depois do login, no GDM não vai funcionar), é preciso executar:

setxkbmap -option terminate:ctrl_alt_bksp

A configuração que falam por aí (DontZap) não funcionou comigo.
Colocar no ~/.xinitrc também não funcionou. Tem que criar um ~/.xsessionrc
Fonte: http://www.lunix.com.au/blog/xorg_dontzap/

2. Pouco respeito ao xorg.conf


Primeiro, o arquivo de configuração não e criado automaticamente. Só que, pra configurar o driver da NVidia, ele é necessário. Ainda bem que tem um programinha que cria um genérico, pra quebrar um galho (nvidia-xconfig)
Aí vc configura o teclado nele e... não funciona. Esqueça, simplesmente não funciona. A configuração deve ser feita no HAL (Hardware Abstraction Layer), em arquivos XML. Parece feito por programador Java...

No momento, todas as minhas configurações de teclado estão no usuário (configuradas dentro do XFCE). Ou seja, teria que reconfigurar tudo para cada usuário, e ainda não funcionaria no GDM.

Sinceramente, assim que surgir uma alternativa ao Xorg, eu vou testar.


Não bastasse isso, a atualização de BIOS da HP deixa o cooler do notebook o tempo todo ligado com potência máxima. Ou seja: torra bateria e faz barulho. Sim, bando de incompetentes os funcionários da HP...

Eu mereço...

Um comentário:

Jeronimo Zucco disse...

Também não gostei disso e já me incomodei num upgrade do gentoo por causa disso. Mas o problema é que o xorg quis que funcionasse a questão de dispositivos plug and play, como teclado usb, mouse, etc. Se isso estiver configurado fixo no xorg, não riá funcionar, e o plug and play do linux é o HAL e o DBUS, que é configurado através de xml. O que está faltando é algum utilitário que detecte o tipo de dispositivo conectado e já te dẽ a opção de configurar ele, como no caso do teclado.