terça-feira, 17 de março de 2009

Não é tão fácil ensinar...

Olá

Uns me chamaram de louco, outros... também. O fato é que sou monitor da disciplina de "programação de computadores" (para os cursos de engenharia, em C) na universidade onde estudo. O "salário" não é bom, mas acredito que a experiência será.

De fato, ainda não sei o que é exatamente minha atribuição, mas uma coisa deu pra perceber: os caras não entenderam como funciona o escopo das variáveis e não sabem ler as mensagens de erro do DevCPP (sim, programam em Windows).

Fora isso, colocam ";" onde não precisa e etc e tal... Somado a isso que não conseguem se acalmar para colocar ordem nas ações pra resolver o problema, temos a festa pronta.

Fica a dúvida: como deve ser a nova educação? Como devem ser as disciplinas de EAD? Screencast ajudaria a entender ou atrapalharia mais? (foi uma introspecção, mas se alguém tiver idéia, avisa)...

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que essa discplina (na Engenharia) deveria ter como livro-texto aqueles livros no estilo "C for Dummies". Mais explicativo que aquilo, só fazendo por eles =P

É complicado ensinar coisas que as pessoas não sabem pra quê aquilo vai servir. E assim nascem as monitorias...

=*

Rodolfo disse...

Olha o vídeo em http://ratosdelaboratorio.blogspot.com/2009/03/steve-jobs-em-stanford.html

"as pessoas não sabem pra quê" é uma coisa. O problema é as pessoas não serem nem mesmo minimamente curiosas com absolutamente nada e a curiosidade é o mínimo para fazer qualquer coisa realmente nova.

Ao menos eu acho...