sábado, 22 de março de 2008

PulseAudio

Testei hoje, entre a noite de sexta-feira santa e a madrugada do sábado de aleluia um cara chamado PulseAudio (http://www.pulseaudio.org/).

Ele é um servidor de som. Meu problema é que compartilho o computador aqui em casa. O MS Windows XP que minha irmã usa está ligado no aparelho de som. Fui intimado a retirar todas minhas músicas e meus filmes dali, pois minha irmã precisa "fazer os trabalhos dela e não está conseguindo". Eu sei que não é esse o problema, mas eu preciso provar isso. Meu notebook, com Linux (Debian), está com cópia das minhas músicas.

Quero ouvir as músicas do notebook no aparelho de som ligado no Windows. Entra em cena o PulseAudio.

Em http://www.cendio.com/pulseaudio, fiz o download dos binários pra Windows e decompactei em C:\pulseaudio e executei:
pulseaudio.exe
Deu pau. É preciso criar um arquivo, chamado "default.pa". O meu ficou com o conteúdo:
load-module module-esound-protocol-tcp auth-anonymous=1
load-module module-native-protocol-tcp auth-anonymous=1
load-module module-cli
load-module module-waveout
.nofail
Executei de novo, e foi...

No Linux, instalei:
aptitude install pulseaudio
aptitude install padevchooser
E executei (no Linux) com meu usuário:
padevchooser
Ele criou um ícone no "system tray", clica nele com o direito, "Default Server" -> "Other" e coloca o nome do servidor Windows.

Pronto, é isso. O PulseAudio ainda apresenta uns bugs no Windows, mas promete...

Pra deixar melhor, no windows, pode-se deixá-lo iniciando automaticamente, sem precisar nem mesmo logar com algum usuário. Vá em "Iniciar" -> "Executar" e digite "gpedit.msc". Na janela que se abre, escolha na árvore "Configuração do Computador" -> "Configurações do Windows" -> "Scripts". Clique com o direito do mouse em "Inicializar" -> "Propriedades". Adicione uma nova entrada para o PulseAudio. Use o caminho completo e "-D" como parâmetro.

Nenhum comentário: