domingo, 17 de agosto de 2008

Serenata de Amor: paixão



Qualquer explicação é desnecessária...

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Quindim Na Portaria

Estava lendo o novo livro do Paulo Hecker Filho, Fidelidades, onde, numa de suas prosas poéticas, ele conta que, antigamente, deixava bilhetes, livros e quindins na portaria do prédio do Mario Quintana: “Para estar ao lado sem pesar com a presença”.
Há outras histórias e poemas interessantes no livro, mas me detive nesta frase porque o não pesar os outros com nossa presença é um raro estalo de sensibilidade.
Para a maioria das pessoas, isso que chamo de um raro estalo de sensibilidade tem outro nome: frescura.
Afinal, todo mundo gosta de carinho, todo mundo quer ser visitado, ninguém pesa com sua presença num mundo já tão individualista e solitário.
Ah, pesa.
Até mesmo uma relação íntima exige certos cuidados.
Eu bato na porta antes de entrar no quarto das minhas filhas e na de meu próprio quarto, se sei que está ocupado.
Eu pergunto para minha mãe se ela está livre antes de prosseguir com uma conversa por telefone. não faço visitas inesperadas a ninguém, a não ser em caso de urgência, mas até minhas urgências tive a sorte de que fossem delicadas.

Pessoas não ficam sentadas em seus sofás aguardando a chegada do Messias, o que dirá a do vizinho.
Pessoas estão jantando. Estão preocupadas.
Pessoas estão com o seu blusão preferido, aquele meio sujo e rasgado, que elas só usam quando ninguém está vendo.
Pessoas estão chorando.
Pessoas estão assistindo a seu programa de tevê favorito.
Pessoas estão se amando.
Avise que está a caminho.
Frescura, jura?
Então tá, frescura, que seja.

Adoro e-mails justamente porque são sempre bem-vindos, e posso retribuí-los sabendo que nada interromperei do lado de lá.
Sem falar que encurtam o caminho para a intimidade.
Dizemos pelo computador coisas que face a face seriam mais trabalhosas.

Por não ser ao vivo, perde o caráter afetivo?
Nem se discute que o encontro é sagrado.
Mas é possível estar ao lado de quem a gente gosta por outros meios.
Quando leio um livro indicado por uma amiga, fico mais próxima dela.
Quando mando flores, vou junto com o cartão.
Já visitei um pequeno lugarejo só para sentir o impacto que uma pessoa querida havia sentido, anos antes.
Também é estar junto.
Sendo assim, bilhetes, e-mails, livros e quindins na portaria não é distância: é só um outro tipo de abraço.

Martha Medeiros

Pode até ter alguma razão de ser, mas... não vamos esquecer de adicionar uma pitada de surpresa nas coisas que fazemos... Boas surpresas sempre são bem-vindas...

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Esses dias...

Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas. Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis. Uma história que aprendi na Índia me ensinou muito. O sujeito fugia de um urso e caiu em um barranco. Conseguiu se pendurar em algumas raízes. O urso tentava pegá-lo. Embaixo, onças pulavam para agarrar seu pé. No maior sufoco, o sujeito olha para o lado e vê um arbusto com um morango. Ele pega o morango, admira sua beleza e o saboreia. Cada vez mais nós temos ursos e onças à nossa volta. Mas é preciso comer os morangos.
de Roberto Shinyashiki

Eu comecei pelo final, mas isso já diz tudo.

A matéria, disponível em http://www.terra.com.br/istoe/1879/1879_vermelhas_01.htm, chama-se "Cuidado com os burros motivados". Caiu-me como uma luva.
- Qual o resultado disso?
- Paranóia e depressão cada vez mais precoces.
Me chamaram de "paranóico" esses dias. Se eu sou, realmente sou, pq eu não acho que os motivos sejam de paranóia... mas é aí que mora o perigo: um paranóico não sabe que é paranóico, sabe?

Uma coisa que, lendo, me doeu um pouco foi
O vice-presidente de uma das maiores empresas do planeta me disse: “Sabe, Roberto, ninguém chega à vice-presidência sem mentir.” Isso significa que quem fala a verdade não chega a diretor?
Pois é, não chego a diretor, mas eu aprendo, quem sabe...

Outra questão é a clássica pergunta: "Qual o seu defeito?".
Eu já escrevi sobre o perfeccionismo, mas eu sei que eu tenho muitos outros. Eu sou baderneiro e desorganizado. Esses não são problema, aqueles que eu não acho que são defeitos, esses sim o são.

Mas o mais perfeito ainda está perdido lá no meio. Quem já me perguntou, sabe que eu não tenho mais um "super projeto", só pequenos objetivos a serem alcançados um pouquinho de cada vez. Eu disse que o segredo das coisas está nos detalhes, não nos grandes feitos. Algo que eu realmente acredito:
Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito. Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento. Você precisa ser feliz tomando sorvete, levando os filhos para brincar.
E aí? Topa um sorvete? ;)

domingo, 3 de agosto de 2008

Uma Frase

Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.

Jõao Guimarães Rosa

sábado, 2 de agosto de 2008

Uma amiga

Esse era pra ser um post um pouco triste, pensativo, cabisbaixo. Era, pq não será mais. Eu não ia nem escrever, mas não é justo e ia parecer meio deprimente deixar isso de fora...

Se amigos aparecem na hora que não estamos de bem com a vida e nos colocam "pra cima", hoje descobri que um amigo eu tenho. Ou melhor, uma amiga. Ela sequer sabia como eu estava, mas conseguiu me fazer sorrir e, por um problema no MSN, ouvi sua voz pela primeira vez... :)

Passou-me um texto, com o que eu precisava (ou queria) ler:
Um dia vc vai estar sozinho, vai fechar os olhos e tudo estará negro. Os números da sua agenda passarão claramente na sua frente e você não terá nenhum pra discar. Sua boca vai tentar chamar alguém, mas não há alguém solidário para sair correndo e te dar um abraço, nem te colocar no colo e acariciar seus cabelos até que o mundo pare de girar. Nessa fração de segundos, quandos seus pés se perderem do chão, você irá se lembrar da minha ternura e do meu sorriso infantil. Virão súbtas memórias gostosas dos meus abraços e beijos, da minha preocupação com você e só vão ter algumas músicas repetindo no seu rádio: as nossas. Em um novo momento você irá sentir um aperto no peito, uma pausa na respiração e vai torcer bem forte pra ter nosso mundinho delicioso de novo, o nome disso é SAUDADE, aquilo que eu tinha tanto e te falava sempre. E quando você finalmente discar meu número, ele estarará ocupado demais, ou nem será mais o mesmo, ou então eu nem queira mais te atender. E se você bater na minha porta, estará muito trancada, se aberta, mostrará uma coisa vazia. Seus olhos te ensinarão o que são LÁGRIMAS, aquelas que eu te disse que ardiam tanto. O nome do enjôo que vc vai sentir se chama ARREPENDIMENTO, e a falta de fome que virá se chama TRISTEZA, então quando os dias passarem e eu não te ligar, quando nada de bom te acontecer e ninguém te olhar com meus olhos encantados... você encontrará a famosa SOLIDÃO. A partir daí, o que acontecerá, chama-se SURPRESA. E provavelmente o remédio para todas essas sensações acima...

...É O TAL DO TEMPO QUE VOCÊ TANTO FALAVA...
É o tempo. Não que eu precise de tempo, mas não quero deixar pra as coisas amanhã. É como ter um copo "meio-cheio" e arriscar ficar com o vazio para tentar o cheio...

Eu me sentia como se tivesse asas, mas não pudesse voar. Ainda me sinto assim, só que agora, não mais sozinho... e com um sorriso...

Humor: bebida e direção

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Seja Feliz

Recebi por e-mail um texto, meio de "auto-ajuda", meio interessante. Aqui está...

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.
Só você pode evitar que ela vá à falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.
Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, Oncompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma e agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar "eu errei". É ter ousadia para dizer "me perdoe".
É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você". É ter capacidade de dizer "eu te amo".
Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz...
Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.
Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.
E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo, pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida.
E descobrirá que...
Ser feliz não é ter uma vida perfeita.
Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência.
Usar as falhas para esculpir a serenidade.
Usar a dor para lapidar o prazer.
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo!!!
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível.
E você é um ser humano especial!

Não estava indicado o autor, mas pesquisando, encontrei. É de Edwaldo Antonio Milanesi e foi publicado no Jornal de Itupeva: http://www.jornaldeitupeva.com.br/artigo.php?id=080717042636