quinta-feira, 31 de julho de 2008

Saudade

na solidão na penumbra do amanhecer.
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas,
nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.

Via você no ontem , no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.

Que saudade...

( Mário Quintana )

Sim, estou com saudade...

terça-feira, 29 de julho de 2008

A Guerra dos Mundos

Ninguém teria acreditdo que este mundo era atenta e minuciosamente observado por inteligências superiores à do homem e, no entanto, igualmente mortais...

Terminei de ler "A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells. Eu gostei, apesar de ser apenas fixão e se passar numa outra realidade. É ficção, apesar de já terem acreditado que a história fosse real... hehe


De um personagem de uma peça de Tchekhov
Devemos mostrar a vida não como ela é nem como deveria ser, mas como a vemos em nossos sonhos.
Joseph Conrad, zombande de Wells
Você não dá a mínima para a humanidade, mas acha que ela precisa melhorar.
A pressão imediata da necessidade aguçou o intelecto, alargou os poderes e endureceu o coração dessas criaturas.
Às vezes sinto-me estranhamente desligado de mim e do mundo ao meu redor; parece que assisto a tudo de fora, de um lugar incrivelmente remoto, fora do tempo, fora do espaço, fora da tensão e da tragédia que nos cercam.
Já mencionei que minhas tempestades de emoção se extinguem de uma hora para outra.
Padre - Por quê isso é permitido? que pecados cometemos? O culto matinal tinha terminado, eu andava pelas ruas para refrescar a cabeça para o culto da tarde, e então... fogo, terremoto, morte! Como se fosse Sodoma e Gomorra! Todo nosso trabalho desfeito, todo o trabalho... O que são esses marcianos?
O narrador - O que somos nós?
Pois é... às vezes olhamos pra fora e perguntamos pq as coisas são como são... quando deveríamos perguntar quem somos nós...

Mas aqueles que conhecem as sombras, que desceram até o elementar da existência, serão mais indulgentes.
Vão, sim. Mas.. isso vai aliviar um pouco as coisas por aqui. Além disso... - Ele me olhou - Você não está feliz porque a humanidade foi derrotada? Eu estou. Nós perdemos.
Se fôssemos do tamanho de formigas, poderíamos escapar. Mas não somos. Tudo ocupa espaço demais.
Mas sempre que há uma situação em que muita gente acha que deveria fazer alguma coisa, os fracos, ou os que enfraquecem quando precisam pensar, sempre inventam uma religião comodista, muito virtuosa e superior, submetendo-se à perseguição e à vontade de Deus. Você já deve ter visto isso. É a energia criada por uma tempestade de medo, virada do avesso.
Além disso, morrer não e tão horrível assim; é o medo que torna a morte ruim.
Mas salvar a espécie não é nada. Como disse, até ratos fazem isso. Preservar e ampliar nosso conhecimento é o que interessa.
Na verdade, eu não li. Eu devorei o livro. Em 5 dias...

Talvez agora diminua o ritmo... ou não...

sábado, 26 de julho de 2008

Ciúme

Eu sou ciumento, sim, apesar de me esforçar pra não demonstrar.

Roland Barthes disse palavras interessantes sobre isso:

Como homem ciumento eu sofro quatro vezes: por ser ciumento, por me culpar por ser assim, por temer que meu ciúme prejudique o outro, por me deixar levar por uma banalidade; eu sofro por ser excluído, por ser agressivo, por ser louco e por ser comum.

Fonte: conversa no MSN... =P

Existe problema sem solução?

Estava no MSN, batendo papo com uma pessoa que eu nunca vi (!).
Ela me pergunta: "vc quer me explicar pq o sorvete de creme eh o mais vendido?"

hehe

Na verdade, era sobre uma história que ouvi a muito tempo atrás. Não tem nada a ver com o sorvete de creme, mas com um carro alérgico a sorvete de creme...

Um homem comprou um carro, que tinha um defeito curioso. Mandou uma carta à fábrica relatando seu problema: "Não os culpo se não responderem. Sei que parece loucura. Toda noite, depois do jantar, pego o carro e vou tomar sorvete. Quando compro de creme, o carro não funciona. Quando compro de outro sabor, liga na hora. Por que isso ocorre?"

A carta foi parar na mesa do presidente, que destacou seu melhor engenheiro para desvendar o mistério. Incrédulo, o engenheiro chegou à casa do homem na hora em que ele saía para comprar sorvete. Os dois foram juntos à sorveteria. Pediram de creme. Voltaram ao carro. Ligaram. Nada. No dia seguinte, repetiram o passeio. Pediram de baunilha. O carro pegou. No terceiro dia, de nozes. Tudo bem. No quarto, framboesa. O motor perfeito. No quinto, creme, de novo. O motor não deu sinal de vida. Inacreditável. A única conclusão possível: o carro era alérgico a sorvete de creme. O que fazer diante dessa constatação? Trocar o óleo por creme antialérgico?

O engenheiro não podia acreditar naquilo. Passou uma semana cruzando dados e comparando hipóteses. Um dia, olhando suas anotações, achou uma pista: o homem levava menos tempo para comprar sorvete de creme. Como era um sabor bastante pedido, o latão com creme ficava à mão do atendente. Para pegar os outros sabores, tinha de lavar a concha, enxugá-la, dar alguns passos para pegar o sorvete e mais outros para entregá-lo ao cliente. Além disso, o de creme custava 10 centavos. Os outros sabores, 12. Como o homem nunca tinha 2 centavos trocados, quando comprava de chocolate ou de morango tinha de esperar para receber e conferir o troco. Isso representava 1 minuto a mais.

Com isso, o mistério ganhou nova configuração. Não se tratava de o carro gostar ou não de sorvete de creme. A questão agora era: por que ele não funcionava quando se levava menos tempo? O engenheiro abriu o motor, conectou aparelhos a várias peças e descobriu que havia um relé com uma ventoinha defeituosa, que causava um problema de resfriamento. Touché! Quando o homem comprava sabores como pistache ou flocos, a peça tinha tempo para esfriar. Quando pedia de creme, o serviço era mais ágil, o relé ainda estava quente e não funcionava. Estava esclarecido o mistério. Era só não embarcar nas aparências, estudar o problema com cuidado e encontrar o caminho certo. Por mais complicado que seja, não há problema sem solução.

É uma história batida, eu sei, mas que ainda tem seu pequeno encanto...


Era só...

Fonte: http://vocesa.abril.uol.com.br/edi19/ponto4.shl

Terra Imperial

Estava a um tempo devendo de livros já lidos... aqui vai o outro...

Terra Imperial - Arthur C. Clarke

Sua tecnologia - sem mencionar sua teologia! - já está extinta a trezentos anos. Mas o espírito com o qual ela foi escrita ainda é válido como nunca.
a sinceridade de um discurso de agradecimento é com frequência inversamente proporcional ao seu comprimento.
Assim era melhor, mas ainda não lhe parecia perfeito.
mas estava determinado a ver o que podia sozinho, antes de pedir auxílio.
Tinha lido em algum lugar que a melhor maneira de aprender a nadar era atirar-se na água.
Queremos um presidente que tenha que ser carregado aos gritos e pontapés para dentro da Casa Branca - mas que, quando lá estiver, faça o melhor trabalho possível, pra que seja deposto por bom comportamento.
Ele tinha sobrevoado metade do sistema solar e nunca recebeu tamanha impressão de espaço e distância como estava recebendo naquele momento, quando olhava para aquelas nuvens de aparência tão sólida, velejando pelo abismo azul que parecia interminável.
Alguns problemas só podem ser resolvidos com o tempo, se de fato podem ser resolvidos.
O único problema real da vida, tinha dito uma vez um antigo filósofo, era saber qual seria o próximo passo.
Dizia que jamais seria capaz de amar mais ninguém. Disse-lhe para não ser tolo, mas para esquecer-me o mais rápido que pudesse, desde que jamais poderíamos nos encontrar de novo. O que mais poderia dizer? Não percebia como era inútil aquele conselho... como se dissesse a alguém para que parasse de respirar.
Embora a verdade pudesse ser assustadora, o preço da ignorância poderia ser - extinção.


[falando de "Bichos Estrelares"]
E seriam eles inteligentes? O que significa essa palavra? As formigas são inteligentes? As células do corpo humano são inteligentes?


Dr. Carl Sagan (já nos agradecimentos)
(...)como a (idéia) de que seria tolo ignorar todo Universo bem planejado. "Pois se não são verdadeiros, são bem imaginados..."

A Guerra dos Bastardos

Estava a um tempo devendo de livros já lidos... aqui vai um...

A Guerra dos Bastardos (de Ana Paula Maia)

A dinheiro dado não se pergunta o noma da lavanderia. Que diferença faz a marca do sabão desde que lave e faça espuma?
Segredos compartilhados não são segredos, são angústias. Angústia compartilhada é desespero.
Nós amamos apenas os que resistem; os demais, nós toleramos.
a cena, na videolocadora, o cliente pede que o vendedor indique um filme. O cliente começa:
- "São só filmes, santo Deus. Apenas filmes", ele diz. "Basta dizer qual do dois teve melhor saída."
- "É disso que estou falando", digo. "O senhor escolheu sua mulher porque antes ela teve uma melhor saída?"

Que pensamento horrível era aquele e ainda bem que temos o direito de pensá-los em silêncio. Pensamentos devem ser quietos e assim permanecer.
É difícil amar, principalmente quando se está completamente só
A grama do vizinho é mais verde e seus pecados mais escandalosos.
Não saberia se justificar, nem tudo tem justificativa, e pra quê fazer papel de tolo em busca delas?

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Um livro ruim - parte 2

Não, não foi só o "barulho" do post anterior que o livro ruim causou...

Eu imagino que todo mundo mente um pouco para si mesmo. Mentirinhas pequenas, do tipo "nem me importo com isso", "isso não vai me fazer mal" ou "eu nem queria mesmo". Não são mentiras ditas, simplesmente adotamos elas como uma auto-justificativa.

A algum tempo venho tentando me livrar de várias dessas. Parece que, ao menos pra mim, essas mentiras serviam como uma espécie de analgésico pra alguns sentimentos - principalmente para o sentimento de incapacidade frente a alguma situações. Eu tento enfrentar tudo e, bom, nem sempre dá certo... E de "tudo" eu nunca consegui chegar, nem perto...

Uma das mentiras que conto pra mim mesmo é a velha "não me importo com o que os outros pensam". Não é bem verdade, mas também não é bem mentira.

Não é bem verdade porque, por exemplo, é fácil me ouvir falando alto na biblioteca. Não muito alto, mas alto suficiente pra quem eu estou conversando pedir pra baixar um pouco. Pra escolher um tênis, por exemplo, tem que ser confortável. Não passa pela minha cabeça "será que vão olhar?". O mesmo pras roupas...

Mas também não é bem uma mentira. Tem gente com quem eu me importo ao extremo ao extremo - olha o exagerado de novo - com a sua opinião sobre mim. Oras, se eu me importo, é problema meu... e nisso tudo, eu baixo o tom na biblioteca, eu olho os tênis antes de colocar e por aí vai...

Pensando assim, pergunto o que as pessoas vêem em mim. Pergunto onde é meu lugar no mundo. Eu sei que causei uma expectativa nas pessoas, só não sei como correspondê-las. Sobre expectativa, escrevi no outro post.

E ainda não sei qual é o meu lugar no mundo. Não sei onde quero estar. Não sei pra onde quero ir. Não sei como quero ficar. Ficar sozinho pode ser bom, faz a gente ouvir esses pensamentos guardados. Só que a solidão é tão boa quanto o escuro: é muito boa pra mostrar o quanto gostamos da luz...

Eu sei, esses posts acabaram bem egocêntricos. É fato, foram escritos no meio de uma tempestade de pensamentos sem nexo.

Mas não vou me preocupar. Herbert George Wells vem com "A Guerra dos Mundos". E não precisarei mais vigiar meus pensamentos...

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Um livro ruim

Terminei de ler "Terra Imperial", de Arthut C. Clarke, mas vou ficar devendo as passagens dele por enquanto. Fui na biblioteca e peguei outro livro. Julguei pela capa e errei.

Achei o livro muito ruim. Escrito todo em um único parágrafo, do começo ao fim e muito, mas muito repetitivo. Cheio de rodeios.

Mas por que um comentário de um livro ruim?

Acho que descobri por que leio. Ler me distrai e não me deixa pensar. Só que, às vezes, pensar é bom... E deu tempo até de ver um "Inter 2 x 0 São Paulo"...

Tem uma pessoa por quem eu sinto saudade - 2 minutos e já é saudade - e, por esses dias, ela disse que tb tinha saudade de mim. Nossa, fui atingido por um estranho, bom - e quem sabe bobo também - sentimento de felicidade. Pensando ontem, porém, pela primeira vez me pareceu assustador ter alguém sentindo alguma coisa por mim (até então eu sequer acreditava que alguém pudesse sentir alguma coisa por mim).

Sim, assustador.

Não é o caso, eu sei, mas continuei pensando nisso. Pra algumas pessoas eu me sinto bem falando o que eu sinto. Só que eu sou (apaixonadamente) exagerado e um perfeccionista imperfeito. Exagero nisso também e acho que posso causar o efeito contrário: ao invés de fazer sentir bem, acaba dando a impressão de dependência e até de culpa quando quer (ou precisa) dizer um "não".

Dói um pouco pensar assim. Querer fazer tudo perfeito não é, necessariamente, fazer tudo ao máximo, talvez nem tudo certo.

Talvez seja tudo questão de fazer as coisas no momento certo...

E tudo começou com um livro ruim... e talvez ainda nem tenha terminado...

domingo, 13 de julho de 2008

Um dia depois de hoje

Uma frase que, solta, não parece ser importante. Frases desse tipo podem não ter muita importância pra quem fala (ou pra quem a escreve), mas causa uma coisa incrível em quem lê. São ditas sem perceber...

Li uma hoje, a pouco:
nos falamso melhor amanh
Simples assim.
Talvez o contexto, talvez as palavras ditas antes, talvez as palavras não ditas, talvez um sonho. Alguma coisa fez essa frase ter um impacto em mim.

Eu sei o que é. Chama-se esperança. Esperança no amanhã.

É não estar sozinho, não por acordar com alguém, mas saber (ou só ter esperança) que alguém acorda com vc no pensamento... e acordar com esse alguém correspondido no seu pensamento também.
É saber que existe a possibilidade - mesmo que remota - de encontrar aquela pessoa naquele dia.
É poder conversar, mesmo que só escrevendo, mesmo que só por uns minutos.

E o melhor de tudo: fazer planos. Sonhar.

Às vezes esperança dá medo. Assim como temos medo de cair quando estamos muito alto, mas jamais deixaremos de voar por ter medo de altura.

Mas, ao menos hoje, isso é a melhor coisa do mundo: sonhar, deliciar-me com o doce gosto do acreditar e lambuzar-me com o melhor sabor quando acontecer de verdade...

Cultura

Acabei de chegar em casa, fui assistir Tangos e Tragédias de novo. Simplesmente muito bom. Mas não é sobre isso, vou ficar devendo, eu sei...

Alguns sabem, a maioria não, mas enquanto eu assistia, uma parte do meu pensamento vagava pelo teatro. A peça foi no UcsTeatro. Pensei nas paredes, na acústica, nas cadeiras... tudo em perfeita ordem. Na mesma hora passou pela minha cabeça que muita gurizada estava tomando "cerva" num posto de gasolina naquela hora, nas reclamações de quem mora perto por causa do barulho e no fato de Caxias ser a capital da cultura (o que são poucos que sabem, e menos ainda os que concordam com o título)...

Mas, afinal, o que é cultura? O que pode ser considerado cultura?

Eu já bebi em postos de gasolina (bebi cerveja, não gasolina), e ainda saí dirigindo depois. Não faço mais isso, e não é por causa da lei... Sobre a lei, disseram também que beber faz parte da nossa cultura.

Pode até ser, mas que cultura é essa?

Adorei assistir - mesmo que certa pessoa não estivesse lá. Quero assistir mais, porque isso sim é diversão de verdade. Se me pedir o que quero, vou responder que quero isso, que quero esse tipo de diversão. Já me disseram que sou um cara de 40 anos escondido num de 21, e talvez eu seja mesmo. O que muitos chamam de cultura hoje é, na verdade, só mais um pouco de baderna... E isso é pensamento de velho, não é?

Sim, estou indignado. Antes eu ficava do lado dos baderneiros, achando que quem reclamava eram os "chatos". Hoje vejo diferente. O problema é que não sei o que estarei pensando amanhã...

terça-feira, 8 de julho de 2008

So say we all

Não podia deixar passar em branco, e quase ia esquecendo...

Eu adoro Battlestar Galactica. É uma série de ficção científica espacial irresistível. Parece futurista, mas mistura elementos do passado. Foi a única coisa até hoje que me fez não desgrudar da TV. É simplesmente incrível.

Uma das melhores cenas foi a "Manobra Adama". Veja por si só:






Download em AVI do 1º vídeo






Download em AVI do 2º vídeo

Agora, só em 2009. Eu assisti os 10 episódios da 4a temporada todos no domingo. Viciante!

Quer saber se eles encontram a Terra? Quer saber se os Cylons encontram a Terra? Assista. Quer companhia? Me convide! Ainda agora eu vibro com as cenas...

Eu gostei muito também do longa lançado entre a terceira e a quarta temporada: Razor. Bem no começo:
Você nasce, você vive, você morre.
Não há recomeços.
Não há uma segunda chance se você ferrar na primeira vez.
Pelo menos não nessa vida.
Dá pra ter uma idéia?

As inibições naturais podem fazer a diferença entre a vida e a morte numa batalha.
Quando você consegue isso... por quanto tempo foi preciso... então você é uma navalha.
E aí? Você é uma navalha?

Trabalhos de amor perdidos - Shakespeare

Terminei a quase 1 mês de ler William Shakespeare. Várias passagens não queria esquecer, mas não dá pra copiar o livro todo pra cá, então vão só algumas...

Ora, todos os prazeres são prazeres vãos, e o mais vão dos prazeres é aquele que, obtido com sofrimento, sofrimento recebe como herança. Como, por exemplo, concentrar-se dolorosamente na leitura de um livro na tentativa de encontrar a luz da verdade, enquanto a verdade nesse meio tempo traiçoeiramente cega a visão de quem lê.

(...)
Estudar o tempo todo é nisso que dá: a vaca vai para o brejo. Enquanto estuda para ter o que deseja, esquece de fazer o que deve. E, quando finalmente tem o que mais ameja, é como conquistar cidades com incêndios: o que se ganha é o que se perde.

(...)
A beleza tem seu valor fixado pelo olhar que a julga, e não anunciado pela propaganda vil que está na boca dos mercadores.

(...)
Alguns homens amam a sua adorável dama, enquanto outros se contentam com qualquer Joana.

(...)
Devo inspirar o teu amor? Eu poderia. Devo pedir o teu amor? Eu poderia. Devo exigir o teu amor? Eu o farei.

(...)
Embora detestemos os ventos, aguentamos o mau tempo.

(...)
Como nenhum elogio serve, qualquer elogio ofende.

(...)
Adeus, suas loucas. Vocês são inteligentes de um modo tolo.

Você se contenta com qualquer Joana? Eu não... agora não...